Site de informações e verdade

sexta-feira, 14 de abril de 2023

A recente descoberta de um parafuso ortopédico em uma múmia de 2.600 anos deixou a comunidade científica surpresa.

 A recente descoberta de um parafuso ortopédico em uma múmia de 2.600 anos deixou a comunidade científica surpresa. A descoberta é um exemplo notável da avançada tecnologia médica da antiga civilização egípcia e fornece uma visão fascinante sobre como eles lidavam com lesões ortopédicas.

Em agosto de 1995, o Dr. Wilfred Griggs liderou uma equipe de cientistas da Universidade Brigham Young que estava realizando pesquisas de DNA em seis múmias residentes no Museu Rosacruz de San Jose, Califórnia. Durante a pesquisa, um raio-X revelou a existência de um pino ortopédico de metal de 9 polegadas que havia sido inserido no joelho esquerdo da múmia de Usermontu. Esse achado deixou os especialistas estupefatos, pois o procedimento ortopédico era tão avançado em termos de biomecânica que inicialmente não conseguiram distingui-lo de um procedimento cirúrgico moderno.

Após a descoberta, a equipe de pesquisa se dedicou a investigar como os antigos egípcios realizavam esses procedimentos. Foram encontrados textos médicos egípcios que descrevem a utilização de pinos e placas de metal para reparar ossos quebrados, o que sugere que a prática era comum na época. A descoberta do pino ortopédico em Usermontu é um exemplo notável da avançada tecnologia médica da antiga civilização egípcia e fornece uma visão fascinante sobre como eles lidavam com lesões ortopédicas.

Em agosto de 1995, o professor C. Wilfred Griggs, da Brigham Young University, Utah, liderou uma equipe de especialistas em uma pesquisa de radiografias em seis múmias abrigadas no Rosacrucian San Jose Museum antes de uma palestra que ele daria lá. A múmia de Usermontu foi uma das examinadas e, para surpresa dos especialistas, os raios-x revelaram a presença de um pino de metal de 9 polegadas [22,5 cm] inserido cirurgicamente em seu joelho esquerdo.

Inicialmente, o Dr. Griggs pensou que o parafuso "deveria ter sido uma tentativa recente de consertar a múmia, talvez não mais do que 100 anos atrás". Ele ficou intrigado com o trabalho minucioso necessário para consertar a perna e nunca tinha visto algo parecido antes. Somente após investigações adicionais, a equipe descobriu que o parafuso ortopédico era, na verdade, muito antigo, com aproximadamente 2.600 anos de idade. Essa descoberta é um exemplo notável da avançada tecnologia médica da antiga civilização egípcia e fornece uma visão fascinante sobre como eles lidavam com lesões ortopédicas.

Em 1971, o Museu Rosacruz na Califórnia adquiriu um antigo caixão egípcio lacrado contendo a múmia bem preservada de um homem egípcio de alto status. Mais de duas décadas depois, uma equipe de cientistas fez uma descoberta chocante – a múmia exibia evidências de um procedimento cirúrgico avançado realizado há quase 2.600 anos. Dentro do joelho esquerdo da múmia havia um pino ortopédico de metal de 9 polegadas que havia sido inserido com princípios biomecânicos tão avançados que inicialmente os cientistas não conseguiram distingui-lo de um procedimento moderno.

A análise do procedimento de embalsamamento revelou que ‘Usermontu’ era um homem egípcio de classe alta que viveu durante o Novo Reino do Egito (entre os séculos XVI e XI a.C). Seus restos mumificados têm cerca de 1,5 m de altura e exibem traços de cabelo ruivo.

Procedimento Cirúrgico ou moderno?

A Universidade Brigham Young (BYU) relata que era impossível ver que o implante de metal era antigo apenas pelo raio-x, levando o professor Griggs a acreditar que o pino havia sido colocado lá em tempos mais modernos para recolocar e fixar a perna ao resto do corpo.

Os restos mumificados de ‘Usermontu’.

“Na época, presumi que o pino fosse moderno. Achei que poderíamos determinar como ele havia sido inserido no joelho e talvez até calcular há quanto tempo ele foi implantado nos ossos”, disse Griggs em um relatório lançado pela BYU. “Eu apenas pensei que seria uma nota de rodapé interessante dizer: ‘Alguém pegou uma múmia antiga e colocou um pino moderno nela para manter a perna unida’.”

Desvendando o mistério

Para investigar a natureza do implante ortopédico, Griggs, o Dr. Richard T. Jackson, cirurgião ortopédico de Provo, e o Dr. E. Bruce McIiff, chefe de radiologia do Centro Médico Regional de Utah Valley, cuidadosamente perfuraram o osso da múmia para permitir acesso a uma pequena câmera para examinar o pino e extrair amostras do osso e do metal.

A equipe científica encontrou vestígios de resina orgânica antiga, semelhante ao cimento ósseo moderno, bem como vestígios de gorduras e tecidos antigos ainda mantidos firmemente no lugar.  Extensas investigações revelaram que o procedimento cirúrgico avançado foi realizado nos tempos antigos, aproximadamente há 2.600 anos atrás.

Procedimento ortopédico avançado

A equipe de pesquisa ficou surpresa com o fato de o pino ter sido criado com os mesmos designs usados ​​hoje para criar estabilização óssea em articulação.

“Estamos impressionados com a capacidade de criar um pino com princípios biomecânicos que ainda usamos hoje – fixação rígida do osso, por exemplo”, disse o Dr. Richard Jackson. “Isto está além de qualquer coisa que prevíamos para aquela época.”

A ByU relata que o pino “se afunila em um saca-rolhas ao entrar no fêmur, ou osso da coxa, semelhante aos métodos biomecânicos usados ​​atualmente. A outra extremidade do pino, que está posicionada na tíbia, ou osso da canela, tem três flanges que se estendem para fora do núcleo do pino que impedem a rotação do pino dentro do osso.”

Antes ou depois da morte?

Após essa descoberta notável, a pergunta que ficou na boca de todos foi – a cirurgia foi realizada enquanto Usermontu estava vivo ou após sua morte?

Uma equipe de especialistas, incluindo (da esquerda) o professor da BYU C. Wilfred Griggs, os médicos do condado de Utah, Bruce Mcliff e Richard Jackson, e San Jose, Califórnia, o médico Grady Jeeter, examinam a múmia na qual Griggs descobriu um pino de ferro de 9 polegadas no joelho. 
Cortesia do Museu Egípcio Rosacruz.

Uma investigação em grande escala da articulação exposta revelou que o pino havia sido implantado entre a morte de Usermontu e o seu enterro [seria muito mais cômodo para o establishment científico acreditar nisso, pois inserir o pino com o paciente ainda vivo seria admitir mais conhecimentos médicos tão longe no passado]. 

Os antigos egípcios acreditavam em uma ressurreição física após a morte, na qual o corpo era um veículo para a alma na vida após a morte. Assim, garantir sua integridade era de extrema importância.  Griggs acrescentou que garantir que o corpo estivesse em boas condições era considerado essencial para a reunificação do corpo e do espírito.

Embora este seja o primeiro caso de implante ortopédico de metal encontrado em uma múmia antiga, outros exemplos de cuidados corporais anteriores à mumificação incluem o reparo de feridas, o trabalho nos dentes e a construção de próteses.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens

CorelDRAW Graphics Suite x64 pt-BR download grátis

CorelDRAW Graphics Suite x64 pt-BR download grátis
Desenhe objetos ou cenas ilustradas em perspectiva, mais rápido e mais fácil do que nunca. Escolha uma perspectiva de 1, 2 ou 3 pontos, desenhe ou adicione um grupo existente de objetos em um plano de perspectiva compartilhado e mova e edite objetos livremente sem perder a perspectiva. Espaço de design flexível Vá da idealização à produção em tempo recorde, com novos fluxos de trabalho que colocam você no controle de suas páginas e ativos. Edição progressiva de imagem Elimine o trabalho do que você ama com novos e poderosos recursos de edição de fotos criados especificamente para aprimorar as imagens em menos etapas. Colaboração de última geração Já é tempo perdido! Fique conectado com colegas e clientes conforme o trabalho remoto se torna nosso novo normal. O CorelDRAW está em todo lugar! Diga adeus às restrições de tecnologia e olá para uma verdadeira experiência de plataforma cruzada em Windows, Mac, web, iPad e outros dispositivos móveis. Com uma nova experiência de usuário otimizada para toque, CorelDRAW.app expande o que é possível em celulares e tablets, e um novo aplicativo para iPad torna ainda mais fácil projetar em qualquer lugar.
Artigos

Espaço Social

Espaço
Destaque Trompete Trombone Trompa
$500 $640 $650