Essas formações são freqüentemente causadas por movimentos de ondas na atmosfera e são frequentemente vistas em montanhas ou áreas montanhosas. Eles são freqüentemente chamados de "nuvens de ondas"
Eles podem ser desencadeados por colinas com apenas algumas centenas de metros de altura e podem estender-se na direção do vento por mais de 100 km. Os elementos das nuvens se formam na borda do vento da nuvem e são transportados para a borda do vento - onde evaporam.
Porém, muitas nuvens como um todo são geralmente formadas em espaços atmosféricos onde não há colinas nem montanhas e estaciona ali. Essas nuvens geralmente têm contornos muito suaves e mostram sombreamento definido, mostra claramente os propulsores de energia reversa ativos . É visto no mar também, e não somente em terra.
Vale apena lembrar que a maioria das naves só podem ser vistas ao longe, dificilmente será vista por quem está em baixo.
Uma nuvem pode fazer isso? Na verdade, na foto acima, várias nuvens são empilhadas em uma nuvem lenticular impressionante. Normalmente, o ar se move muito mais horizontalmente do que verticalmente. Às vezes, porém, como quando o vento sai de uma montanha ou colina, oscilações verticais relativamente fortes ocorrem quando o ar se estabiliza. O ar seco no topo de uma oscilação pode ser bastante estratificado no teor de umidade e, portanto, forma nuvens em cada camada em que o ar se satura com a umidade. O resultado pode ser uma nuvem lenticular com uma aparência fortemente em camadas.
FONTE: NASA APOD
Space.com
Os astrônomos estão sempre olhando para cima. Às vezes, eles vêem coisas interessantes que não são tão profundas quanto normalmente pensamos que estão olhando.
Peter Michaud, oficial de informações públicas do Observatório Gemini no Havaí, tirou esta foto ontem de uma incomum formação de nuvens acima das ilhas. É chamada de nuvem lenticular, devido à sua aparência em forma de lente. Essas nuvens são formadas pelas chamadas ondas de ar montanhosas criadas por ventos fortes forçados sobre as montanhas altas.
Nesse caso, a montanha é Mauna Kea, um pico de 13.796 pés (4.260 metros), onde fica um dos dois telescópios Gemini, junto com vários outros observatórios. (Um gêmeo do escopo Heminian Gemini está situado no Chile.)
"Nos pontos altos da onda, a umidade do ar se condensa para formar uma nuvem", explicou Michaud. "Na foto, você pode ver que a onda estabelecida nesta manhã exibia dois picos. Na verdade, havia quatro - mais dois estavam a jusante de Mauna Loa, mas os outros dois não eram tão impressionantes quanto os de Mauna Kea!"
As nuvens lenticulares geralmente se formam ao redor de Mauna Kea e Mauna Loa como esta
Esta nuvem lenticular permaneceu no local por 36 horas, enquanto os ventos do cume rugiam
Formação de nuvens Lenticularis sobre Mt Wash
Sierra Wave - nuvens lenticulares
Kaituna, Masterton, Nova Zelândia
outubro de 2002
Monte Rainier, Washington
2007
Monte Erebus Volcano
McMurdo Sound, Antártica
Nenhum comentário:
Postar um comentário