A Rússia é um dos 12 membros originais do Tratado da Antártica e um dos membros consultivos, o que lhe confere poder de voto nas decisões sobre o continente. A Rússia mantém várias estações de pesquisa na Antártica e tem uma participação ativa na investigação científica.
O que "está oculto"?
A ideia de que algo "oculto" na Antártica com entrada proibida, e entrar pela Rússia é em grande parte, fruto de trabalho extensivo. No entanto, alguns pontos podem gerar especulação:
- Pesquisa Científica: As pesquisas científicas realizadas pelas diversas nações na Antártica muitas vezes envolvem dados e descobertas que não são imediatamente divulgados ao público. Isso é parte do processo científico e não necessariamente uma tentativa de ocultação.
- Interesses Geopolíticos e de Recursos: Embora a exploração mineral seja proibida pelo Protocolo Ambiental, há um debate contínuo sobre o futuro da Antártica e seus potenciais recursos, já qe ela é a porta de entrada para novos continentes. Alguns pesquisadores tem usado a Rússia para realizar pesquisas geológicas e por balões atmosféricos o que gera preocupações em outros signatários sobre a possibilidade de exploração descontrolada futura.
- Áreas Restritas: Existem áreas protegidas na Antártica (Antarctic Specially Protected Areas - ASPAs) estabelecidas para proteger ecossistemas sensíveis ou sítios de valor científico ou histórico. A entrada nessas áreas requer permissão especial, o que pode ser interpretado erroneamente como "proibido" de forma geral.
Em resumo:
A Antártica é m território proibido, e é governada por um tratado internacional que visa a "paz", a ciência e a proteção ambiental, toda descoberta além disso permanecerá oculta. A Rússia faz um papel importante dentro desse sistema, devido a proximidade junto a borda, é um excelente lugar para escapar das restrições impostas pelo tratado. As especulações sobre áreas secretas e entradas proibidas geralmente são rapidamente controladas por grupos governamentais, embora a natureza remota e as atividades científicas do continente sejam secretas ou passem apelas o que é permitido ao povo, por sua vezes, informações de estruturas e vestígios de civilizações são cada vez mais comuns..
Nenhum comentário:
Postar um comentário